A união faz realmente a força?

“É preciso muita dedicação de cada uma das partes para se garantir resultados positivos”

A união faz a força. A máxima vale para os negócios e é a lógica que deveria permear todas as sociedades empresariais. Porém, a distância entre este conceito e a realidade é enorme. Boa parte dos empresários tem dificuldade em lidar com seus sócios e é comum relacionamentos entre acionistas decretarem o fim de empreendimentos sólidos.

Os motivos que levam à dissolução de uma sociedade são muitos, mas costumam ter origem nas razões mais comuns pelas quais estas são formadas: necessidade de capital, ampliação da capacidade de trabalho, amizade e a busca de conhecimentos complementares.

No primeiro caso, associar-se a alguém visando apenas captar recursos para a empresa pode ser uma armadilha, caso o empreendedor não leve em conta as exigências do sócio capitalista. O dinheiro pode ser superútil, mas a conta a ser paga por ele pode ser muito alta…

Quando o objetivo da sociedade for aumentar a sua capacidade de produção, fique atento. O empreendedor deve avaliar se ao abrir mão de um pedaço de sua empresa, ela estará ganhando no todo. Caso contrário, trocará seis por meia dúzia e se arrependerá.

Ao procurar um sócio, deve-se buscar alguém que tenha sonhos e princípios semelhantes, pois isso ajudará a reduzir as controvérsias e facilitará o relacionamento. O ideal é escolher pessoas por quem se sinta uma profunda admiração profissional e pessoal, e que a recíproca seja verdadeira. Este sentimento é a maior garantia de respeito entre as pessoas que se pode ter e a certeza de uma relação saudável a longo prazo. Já as associações baseadas apenas na amizade se tornam catastróficas quando não levam em conta o complemento dos perfis dos sócios. A diversidade numa sociedade gera muito valor através do conhecimento e da flexibilidade.

Por tudo o que falamos, é óbvio que é mais fácil associar-se a quem se conhece bem. Neste sentido, funcionários são um reservatório de sócios potenciais, desde que o empresário olhe os processos seletivos e de avaliação de desempenho de sua equipe como fatores prioritários. A chance de acerto nesses casos é sempre maior.

Mas o que fazer quando a empresa ainda não existe? No início de um negócio, quando não se tem uma visão clara de onde se quer chegar, é aconselhável ter poucos comandantes no barco. Por isso, seja cauteloso ao entrar em sociedades com muitas cabeças. Se já é difícil conviver com uma ou duas pessoas, imagine o que pode acontecer em estruturas mais complexas!

Reflita bem sobre o tipo de sociedade que você espera criar ou à qual deseja se integrar. Algumas são bastante hierarquizadas, outras menos; mas todas terão que contar com um coordenador geral. Assim, avalie a governança existente, pois estar confortável com o nível de informação disponibilizado aos sócios é a chave para se evitar desentendimentos.

Já as empresas familiares, por sua vez, constituem um tipo comum de sociedade no Brasil e no resto do mundo. Esta característica pode parecer preocupante num primeiro momento, por tudo que ouvimos sobre as conseqüências de se misturar assuntos domésticos com negócios, mas não é sempre assim. Se os empreendedores tratarem a sua família como família, e o seu negócio como uma empresa, o resultado será uma organização mais forte. A prova é que as empresas familiares que seguiram este mandamento conseguiram ter uma performance melhor do que suas pares, pois os laços de sangue de seus acionistas costumam se traduzir numa visão de longo prazo nos negócios e numa melhor persistência nos períodos de crise.

Por fim, vale insistir que a união de pessoas em uma investida empresarial é um processo complexo, que exige muita dedicação de cada uma das partes, a fim de se garantir resultados positivos.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco

Rolar para cima