Aproveite os seus sonhos e seja um empreendedor melhor

Empreendedor não é aquele que cria uma empresa para ganhar dinheiro, é quem acredita que suas idéias podem gerar valor, investe sua identidade no negócio e diferencia-se dos demais

Sueli Rocha Miranda é uma ex-modelo que estudou Contabilidade e Computação nas melhores universidades do país e criou os portais Consultas Contábeis e 01 Fontes Grátis, entre outros. Assim como outros milhares de empresários do Brasil, passava a maior parte do tempo lutando para manter o seu negócio ativo até o próximo mês. Apesar do grande volume de visitantes e do faturamento mensal subir continuamente, não entendia porque era obrigada a pagar juros exorbitantes, descontando duplicatas e antecipando cheques para pagar as contas. Sensibilizado, um amigo em comum me chamou para dar uma ajuda a essa empreendedora.

Logo no início da nossa conversa, fiz três perguntas.

Qual é o seu sonho maior?

Ela ficou surpresa. Jamais imaginou uma pergunta desse tipo em uma reunião sobre finanças. Afinal, estávamos ali para tratar sobre fluxo de caixa, lucro e rentabilidade, não para divagar sobre temas pessoais. Diante do enorme espanto, que a impedia de responder, resolvi esclarecer: “Sabemos que deve estar se sentindo muito desconfortável, diante de uma pergunta aparentemente tão fora de contexto, mas acredite: ela pode nos levar à solução do seu problema”.

Perguntei pelo mais simples motivo: o grande sonho é mais que um mero devaneio, é um desejo vivo, intenso, veemente e constante, que nos impulsiona a realizações nunca imaginadas. É esse sonho que nos direciona para o sucesso e nos mantém fortes e determinados mesmo nos momentos mais difíceis.

Quando bem pequenos, muitas vezes escutamos dos nossos pais, parentes e professores: “Qual é o seu sonho?”. Mas basta crescer um pouco para ouvirmos uma pergunta bem diferente: “O que você vai ser quando crescer?” Isso significa uma mudança crucial de ponto de vista: deixamos de valorizar os nossos SONHOS para focarmos no que PRECISAMOS SER. A verdade é que a sociedade nos ensina a abandonarmos a nossa melhor bússola para nos concentrar em cargos, nomes e posições. Criando pessoas que tem um enorme medo da inovação, de assumir riscos e exercer a mais plena criatividade.

Finalmente ela respondeu: ” Meu maior sonho é inspirar MUITAS PESSOAS a aprender cada vez mais, estarem sempre bem informadas, pois o conhecimento é transformador na vida de todo mundo!”. Mesmo que ela não tenha percebido em um primeiro momento, o seu sonho moldou a sua trajetória até ser a fundadora de websites de tamanha popularidade.

O que você mais gosta de fazer no seu trabalho?

“Gosto de trocar ideias, conversar com os visitantes dos meus sites, criar matérias e artigos que tragam utilidade às suas vidas. Mas, infelizmente, passo a maior parte do tempo cuidando das finanças”. Infelizmente, o mundo acadêmico não nos ensina, na maioria dos casos, a descobrir nossos maiores talentos, pois só através deles faremos coisas incomuns.

Na escola, somos ensinados a repetir fórmulas, e as informações são voltadas para o passado. Elas deveriam ajudar as pessoas a desenvolver suas experiências próprias, analisar, avaliar e resolver problemas e desenvolver seu próprio jeito de produzir algo positivo.

É fundamental lembrar sempre que as empresas são idealizadas, criadas e administradas por pessoas para atender pessoas. Para sobreviver, uma empresa precisa encontrar quem se identifique com a sua cultura, tenha ambições e atitudes para resolver problemas, queira colaborar e tenha paixão em servir.

Finalmente, qual é o seu negócio?

“Criar, desenvolver e atualizar websites”. Eu disse que tudo isso é o seu ramo de atividade, e não o seu negócio. O nosso negócio é o resultado dos nossos sonhos, turbinados pelos nosso talentos, moldados pela nossas vocações e completados pela nossa missão. Para uma melhor compreensão sobre o que é o nosso negócio e o que é o nosso ramo de atividade, recomendo o livro “A Imaginação de Marketing”, originado no artigo “Miopia em Marketing”, de Theodore Levitt.

“As empresas costumam dedicar tão pouco tempo a essa importante questão, que talvez essa seja a mais importante causa do fracasso dos negócios”, já dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.

O principal objetivo de uma empresa é saber escutar e servir as pessoas, para buscar uma solução para suas necessidades, anseios ou desejos. Ou seja, é preciso descobrir o que sua empresa proporciona aos clientes que justifique o que eles pagam pelo produto ou serviço. O sucesso financeiro não depende de quanto sua empresa ganha, mas de como fazer o melhor para atrair quem valoriza a sua empresa, para fidelizá-lo à sua marca.

Como não aprendemos empreendedorismo na escola, ficamos sujeitos àquela antiga forma de aprender: por tentativa e erro. No entanto, nenhuma aprendizagem ocorre sem uma profunda reflexão.

Dito isso, Sueli Miranda mudou sua resposta: “Meu negócio é INFORMAÇÃO! Informação que traga valor à vida de muitas pessoas, informação de qualidade que mude para melhor o dia-a-dia de milhares de profissionais.”

O resultado

Espero ter dado uma pequena contribuição para a grande guinada profissional desta empreendedora: hoje Sueli Miranda se dedica somente ao que realmente ama, entrou como sócia de um grupo que reúne grandes marcas da internet e é um exemplo de sucesso em todas as áreas da vida. Ela afirma: “O que me limitava era muito menos o mercado, e muito mais a minha falta de imaginação.”

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