Início » Pesquisar » Como reduzir o estresse do trabalho

Como reduzir o estresse do trabalho

Um dos maiores desafios de uma empresa moderna é a redução do estresse dos seus colaboradores. Por isso, consultamos dois grandes especialistas no assunto, com algumas dicas da ciência. Existe, inclusive, uma divergência de pontos de vista entre estes consultores. Mas se no final das contas conseguirmos diminuir este problema, quem ganha somos todos nós.

Como reduzir o estresse do trabalho – por Mauro Marques

Ofereça um ambiente confortável

A empresa pode investir nas cores e na decoração para trazer um ar mais alegre para o ambiente. Esse método é muito usado por grandes empresas, como o Google, por exemplo, e traz ótimos resultados para a melhoria do clima organizacional e para a redução do turnover, isto é, a rotatividade de pessoal.

Quando o funcionário encontra um ambiente agradável para passar seu dia e interage com seus colegas de trabalho, sua jornada torna-se menos desgastante e mais prazerosa.

Crie uma agenda equilibrada

Como gestor, fique por dentro das atividades desempenhadas pelos seus colaboradores e certifique-se de que estão sendo executadas de maneira equilibrada. Por outro lado, é importante que os funcionários sempre planejem suas tarefas diárias como forma de manter o controle das atividades em vez de se estressar correndo contra o tempo.

O que diferencia a causa do estresse de uma pessoa para outra é a forma como cada um enfrenta os problemas, a frequência com que essas dificuldades aparecem, e a maneira como os conflitos do ambiente de trabalho são levados para a vida pessoal.

Por isso, busque um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, ou seja, estabeleça um limite para cada uma e não leve problemas da vida pessoal para o trabalho e, principalmente, evite levar trabalho para casa – deixe seus problemas profissionais na empresa.

Incentive trabalhos em grupo

A realização de atividades em conjunto com outros colegas de trabalho traz experiências prazerosas e incentiva o relacionamento saudável entre os membros da equipe. Essa é uma das ações mais importantes para gerar um clima organizacional saudável.

A união da equipe proporcionada pela interação entre os colaboradores resulta também no aumento do aprendizado, da criatividade e do desempenho de forma geral.

Melhore a comunicação

A má comunicação desmotiva – e muito – os colaboradores e pode causar diversos conflitos dentro da organização, como fofocas, ressentimentos e especulações.

Portanto, descubra a melhor maneira de conversar com cada funcionário, tenha bem definidos os papéis e responsabilidades individuais e comunique-se por meio de feedbacks que permitam ao funcionário analisar seu desempenho e ter mais segurança quanto ao emprego.

Mantenha uma boa alimentação

Não permita que seus funcionários trabalhem durante o momento do almoço. Esse momento é muito importante para que o colaborador descanse a cabeça por um tempo e interaja com outros colegas.

Se você atende ao telefone para resolver assuntos do trabalho durante o tempo de intervalo, conversa com os demais companheiros somente sobre assuntos referentes à empresa e não consegue se desligar dos compromissos, você é um forte candidato a ter altos níveis de estresse no ambiente de trabalho e, consequentemente, na vida pessoal.

Busque manter uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre uma refeição e outra, pois a falta de equilíbrio do corpo e uma saúde frágil podem piorar seu estresse e desencadear uma série de outros problemas de ordem física e emocional.

Proporcione momentos de descontração

O gestor não precisa se limitar somente às atividades em grupo relacionadas ao trabalho para incentivar a interação entre os colaboradores e proporcionar um ambiente menos estressante.

Ações como a comemoração dos aniversariantes na última sexta do mês, gincanas, trabalhos solidários e palestras motivacionais, por exemplo, diminuem o desgaste do dia a dia, trazem bons resultados para a melhoria do desempenho da equipe e aumentam a sensação dos funcionários de que os gestores realmente valorizam a equipe.

Realize pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional têm como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. O gestor precisa realizar esse levantamento regularmente e agir diante das oportunidades encontradas.

Em contrapartida, é fundamental que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade, pois esse é o momento que eles têm para expor sua insatisfação em relação a algumas políticas de gestão de pessoas e elogiar as boas ações que devem continuar.

Incentive a prática de atividades físicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

As atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade do dia a dia e são um excelente parceiro no combate à depressão. Durante as atividades físicas, o funcionário pode conhecer pessoas, se divertir, cuidar da saúde, quebrar a rotina, descobrir novos hobbies, além de muitos outros benefícios que proporcionam bem-estar e diminuem o estresse.

O gestor pode incentivar a realização de atividades físicas de forma mais descontraída, promovendo uma competição de perda de peso, ou sorteando entre os funcionários que alcançarem as metas uma mensalidade na academia, por exemplo.

A empresa pode entrar em contato com organizações que oferecem planos de passe livre em academias como forma de diminuir custos e disponibilizar um local bem equipado sempre perto para o funcionário se exercitar. Por meio dessas ações, a empresa incentivará tanto a prática de atividades físicas quanto o aumento da produtividade.

O cuidado com a saúde do colaborador tem um resultado direto na diminuição do estresse no ambiente de trabalho. Pessoas que mantêm relações saudáveis com outros são respeitadas dentro da empresa. Por se sentirem mais seguros quanto à sua situação na organização, saberem como podem melhorar o seu desempenho e estimularem constantemente o corpo por meio de exercícios, os funcionários conseguem lidar melhor com frustrações e sentimentos negativos, problemas esses que poderiam levar ao desgaste e ao estresse.

Como reduzir o estresse do trabalho – por Sueli Rocha Miranda

Faça amigos

Estudos com macacos mostram que os mais isolados socialmente liberam taxas maiores de hormônios relacionados ao estresse, apresentam um sistema imune mais fraco e uma taxa de mortalidade maior. Outros estudos revelam que o mesmo acontece com humanos que possuem poucos amigos ou familiares próximos. Ou seja, se pergunte: você prefere ser o carrancudo da empresa, ou viver mais e ainda fazer um bom networking?

Não se force a se exercitar

Para quem se obriga a acordar bem cedo todo dia para malhar, como eu, essa dica me pareceu a mais estranha, mas aqui vai. Enquanto fazer atividade física por livre e espontânea vontade melhora o humor, estudos com ratos forçados a andar em esteiras mostram que ir obrigado para a ginástica apenas eleva o nível de estresse do praticante. A melhor saída, a meu ver, é que cada um descubra qual a atividade física é a mais adequada, e comece aos poucos, sem muita pressão.

Evite brigas

Um estudo do biólogo Robert Sapolsky com babuínos relacionou certos comportamentos da espécie com baixos níveis de estresse. Aqueles que evitavam brigas, confrontos e outros problemas acabavam não só mais tranquilos, mas se davam melhor dentro do bando. Os babuínos mais “equilibrados” se mantinham no topo da hierarquia por três vezes mais tempo do que os brigões, e ainda faziam mais sexo, outra forma eficaz de aliviar o estresse.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco