Como surge uma marca de sucesso

Em uma entrevista que causou grande repercussão, em novembro de 1987, o publicitário Flávio Del Puente definiu os fundamentos da criação de uma marca de sucesso. Por serem princípios universais, já eram válidos desde o século passado, e serão válidos para sempre. O mercado sofreu grandes mudanças, mas estas ideias continuam valiosas e pertinentes. Confira:

A Marca Certa

O nome Velas Alto Astral já é referência de qualidade em todo Brasil. Mas o surgimento dessa marca é bastante curiosa: “Antes a nossa empresa chamava-se ‘Velas do Victorio’, pois é o nome do seu fundador” – conta Flávio Del Puente, gerente de marketing – “Mas quando profissionalizamos a empresa e buscamos a excelência em marketing, esse nome já não era mais apropriado, faltava algo que nos remetesse à Nova Era. O nome Velas Alto Astral caiu como uma luva, pois desde o começo do nosso trabalho todos já falavam que nosso trabalho é 100% Alto Astral!”

Como surgiu a ideia do nome Alto Astral Presentes?

Enquanto procurava um novo nome, eu pensava nas palavras ou expressões que caracterizam nosso trabalho: “alegria”, “entusiasmo”, “dedicação”… Foi quando eu bati os olhos em uma carta de um cliente elogiando nosso jeito da trabalhar: “Vocês são muito Alto Astral!” Deu um estalo: “É isso!!!”

Você acha que toda marca deve vir de um estalo? De um insight?

Tenho certeza que sim. Todas as criações tem seu período de uso. A criação de uma marca deve ser para sempre. Deve gerar no mercado consumidor o mesmo efeito que é capaz de produzir no seu criador: um estouro, um impacto muito grande.
A marca é o maior patrimônio de uma empresa, por isso deve ter um significado especial.
Além disso, deve dizer em uma, duas palavras, a missão e o objetivo do negócio.

O nome Alto Astral Presentes já foi muito copiado. Isso atrapalha os negócios da sua empresa?

Em meados da década de 80, incomodou. Muita gente chegou a confundir nossos produtos com umas imitações baratas. Depois que acionamos a justiça, muitos desistiram da idéia de imitar, piratear nossa marca.
A partir de 2000, com nossa marca plenamente consolidada, cada cópia já era percebida como um falsificação desqualificada. muitos clientes já diziam: “Só queremos a verdadeira Vela Alto Astral!”

Como os clientes poderiam diferenciar o produto verdadeiro de um falsificado?

Nossa primeira logomarca era um sol sorrindo, que – além de passar a imagem de alegria e satisfação – sempre ajudou a diferenciar a verdadeira Vela Alto Astral. Hoje o logotipo é uma vela desenhada por uma famosa artista plástica.

Você é formado em Propaganda & Marketing e trabalhou muitos anos em agências de publicidade. Essa experiência foi importante para poder criar marcas tão importantes no mercado da Nova Era?

Sem dúvida. Não existe mais espaço para amadorismo. O consumidor brasileiro já faz questão de uma boa marca, uma embalagem bonita, uma exposição agradável…

O que é mais importante para o consumidor brasileiro hoje em dia?

O cliente quer ter a impressão que está adquirindo o melhor artigo que existe, e não podemos decepcioná-lo!
O cliente quer qualidade, preço justo, enfim – quer muito Alto Astral!

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco

Rolar para cima