Início » Pesquisar » Crise: perigo ou oportunidade?

Crise: perigo ou oportunidade?

Identificar oportunidades talvez seja uma das características mais valorizadas no perfil empreendedor. As oportunidades podem estar em qualquer lugar e surgir a qualquer momento, são janelas que se abrem por um certo tempo e se fecham rapidamente.
Perdemos oportunidades todos os dias e a grande maioria das pessoas nem sequer percebe que surgiu e sumiu.

Do ponto de vista empresarial, como você encara a queda da captação dos fundos de investimento, as empresas americanas tendo suas contabilidades questionadas, o aumento do índice de criminalidade? A princípio são todas péssimas notícias, não é? Elas levam você a crer que a conseqüência natural se traduz em ameaças ao seu negócio, certo? Errado! Qualquer pessoa que esteja imbuído do verdadeiro espírito empreendedor vê nessas ameaças um mundo de oportunidades.

Não por acaso, os chineses têm uma associação interessante entre perigo e oportunidade.
A palavra “crise” em chinês é composta por dois ideogramas: um significa perigo, o outro oportunidade.

Sim, as oportunidades surgem diante de qualquer situação de instabilidade ou mudança de qualquer natureza no ambiente presente. Esta ocorrência pode ser favorável ou desfavorável ao seu negócio. A máxima “fazer do limão uma limonada” é típica nestes casos.
A diferença é que algumas pessoas enxergam o que os outros nem percebem. Depois de anunciada, a idéia não parece óbvia (por quê não pensei nisto antes…)? São vários os fatores que possibilitam o desenvolvimento desta habilidade, mas eu diria que tudo gira em torno das conexões entre diversos estímulos.

As oportunidades são como espermatozoides no momento da fecundação. Dos milhões que nascem, apenas um vinga. Quantidade é fator determinante para identificar uma boa oportunidade. Quantidade de estímulos externos, estímulos aos cinco sentidos. Somos hoje bombardeados todos os dias por informações vindas das mais diversas fontes.

Não raro, por exemplo, pessoas com habilidade de identificar oportunidades encontram dificuldades em se concentrar. A cada parágrafo de um artigo lido, por exemplo, a mente vagueia e faz amarrações com experiências vividas, algumas se convertem em possibilidades e de vez em quando surge uma ideia. Durante uma conversa, frequentemente ele se percebe divagando e imaginando perspectivas diferentes sobre algo que lhe foi dito. E isso não lhe representa nenhum esforço, ocorre naturalmente. Esforço mesmo é tentar se concentrar e impedir que a mente saia do foco.

Qualquer pessoa, entretanto, pode desenvolver esta habilidade. Basta aprender a prestar atenção no ambiente à sua volta, no caminho de casa, brincando com uma criança, durante o trabalho, tomando banho, deixe a mente voar e estabelecer conexões entre o ambiente e suas experiências.

Busque sempre uma formação multidisciplinar para aumentar seu portfólio de experiências, leia sobre assuntos diferentes, assista a programas que não vê habitualmente, faça um trajeto diferente para chegar ao trabalho, experimente novos sabores, conheça novas pessoas, visite novos lugares. Crie, enfim, condições para que a diversidade de vivências amplie as possibilidades de se identificar oportunidades. Quanto mais distinta for a sua formação da média das pessoas, maiores serão suas possibilidades.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco