Início » Pesquisar » Gestão financeira é fundamental

Gestão financeira é fundamental

O cálculo do fluxo de caixa possibilita o planejamento de investimentos e a renegociação de dívidas

Mesmo que não disponha de uma organização administrativa adequada, o gestor pode implementar uma gestão baseada no fluxo de caixa financeiro, pois assim poderá definir com mais segurança estratégias de vendas, de compras e de financiamento do seu empreendimento, baseadas na sua capacidade de pagamento.

Usar um software para calcular o fluxo de caixa é indispensável. Para isso, pasmem, não é preciso desembolsar grandes quantias – ao contrário, existem programas gratuitos. Uma alternativa é a “boa e velha” planilha de cálculos do Excel, que já ajuda muito.

De forma simplificada, projetar o fluxo financeiro (receitas, gastos e o saldo projetado) não requer muito. Baseado no seu saldo atual, lance as contas a pagar e a receber para um período mínimo de 90 dias, mesmo que com valores aproximados, e calcule qual deve ser o seu saldo dia a dia no futuro, ou seja, como estará a sua capacidade de honrar os seus compromissos.

Se houver sobra financeira no seu fluxo de caixa, será possível, por exemplo, definir estratégias mais agressivas de parcelamento de vendas, em vez de aumentar os descontos. Outras possibilidades: poder negociar aplicações de longo prazo mais rentáveis e planejar investimentos na expansão do negócio.

Em contrapartida, se a análise do seu fluxo apontar para a falta disponibilidade financeira no curto prazo, haverá tempo para administrar uma política de descontos para pagamentos à vista, intensificar a cobrança de inadimplentes, renegociar a dívidas com fornecedores ou, ainda, buscar um financiamento adequado à sua capacidade.

Adicionalmente, avalie todo mês o resultado econômico do seu negócio, ou seja, tudo o que foi vendido menos tudo o que foi comprado, independentemente dos prazos de recebimento e pagamento. Lembre-se também de acrescentar as provisões mensais para pagamentos de férias, 13º salários e tributos, além das reservas para futuros investimentos.

Com isso você estará mais bem preparado para reagir às oscilações de mercado e aproveitar oportunidades de crescimento, além de conhecer melhor o funcionamento do seu negócio, identificando, com antecedência, as tendências que podem afetar o seu empreendimento.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco