Histórias de sucesso no mundo dos negócios: Kellogg’s

No final do século XIX, os irmãos Kellogg, John Harvey e Will Keith, concentravam os seus esforços na concepção de programas de bem estar para os clientes do Battle Creek Sanitarium – do qual John Harvey, fanático vegetariano, era diretor. Estes programas previam não só uma rotina de exercícios ao ar livre, como todo um programa de reeducação alimentar. Um verdadeiro spa da época.

Para a composição destas dietas, os irmãos Kellogg dedicavam um tempo considerável à pesquisa e desenvolvimento de alimentos nutritivos à base de grãos de cereais. Com o objetivo de desenvolver um suplemento alimentar à base de trigo, dr. Kellogg partiu para uma experiência que previa a obtenção de finas folhas de cereal de trigo, fervendo, cozinhando e prensando a massa constituída pelo seu farelo, tostando-o e moendo-o de seguida. Um dia, forçado a interromper a experiência em curso, o trigo cozido ficou exposto ao ar durante vários dias. O resultado foi uma massa de trigo já seca e oxidada de qual, após a moagem, se obteve um floco. Nascia, assim, no ano de 1894, o primeiro cereal.

O sucesso entre os pacientes de Battle Creek foi imediato. Encomendas de todos os lugares do país também começaram a chegar. Foi então que o espírito empreendedor de Will Keith Kellogg falou mais alto. Embora encontrasse resistência do irmão, que não queria perder o caráter saudável e institucional do produto, Will não se conteve e em 1906 construiu a primeira Kellogg Company. Ao original ele acrescentou açúcar e, mais uma vez, alcançou excelente retorno.

Adotando uma ousada estratégia de marketing, e sem qualquer receio de correr riscos, Will comprou uma página inteira da edição de julho de 1906 da publicação “The Ladies Home Journal”, para fazer publicidade dos Corn Flakes. E se é verdade que gastou grande parte do dinheiro ganho até então, também viu o crescimento extraordinário das suas vendas. Com cartazes espalhados por vários locais e promoções informando o público que Kellogg´s Corn Flakes era “o original e o melhor”, as vendas anuais chegaram, em 1909, ao milhão de unidades.

Dando continuidade à sua agressiva política comercial, vieram inovadoras promoções de vendas. No intuito de conquistar o restante do país, publicou um anúncio dizendo: “Se você não encontrou Kellogg’s na sua cidade, não se preocupe, pegue esse cupom e entregue no seu supermercado que você receberá um Corn Flakes de graça”. Essa ação provocou uma corrida do consumidor aos empórios da época, fazendo com que os donos se vissem pressionados a comprar Corn Flakes.
Nos dias de hoje, a Kellogg tem mais de 40 cereais diferentes, produzidos em 19 países e vendidos em mais de 160. Tudo isso fruto de uma política inovadora e do respeito aos princípios da marca: contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de uma alimentação saudável com produtos nutritivos, confiáveis – e gostosos.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco

Rolar para cima