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Indicadores corporativos indispensáveis para o empreendedor moderno

Quais indicadores corporativos são indispensáveis?

As vendas da sua empresa vão bem? Dão resultado? Será que você está investindo em nichos rentáveis mesmo? Seus funcionários estão contribuindo para o resultado do negócio? E a gestão, tem sido eficiente? O único jeito de responder a perguntas como essas é adotar indicadores. Ou melhor, adotar os indicadores certos. E segui-los para evitar — ou consertar — problemas. “Na maioria das vezes, o empreendedor baseia-se no achismo para criar planos de ação”, diz Eduardo Bezerra, sócio-diretor da Othink Soluções Empresariais. Com a ajuda de Bezerra e de professores de diversas universidades do país*, mapeamos os indicadores mais importantes em vendas, finanças, projetos, recursos humanos e processos, para que seu negócio atinja metas e alcance um diferencial competitivo. As fórmulas apresentadas são apenas uma referência. Cada empreendedor pode adaptar as medidas à sua maneira, de acordo com o tipo de resultado que deseja obter.

ÁREA COMERCIAL

Avaliar os números relacionados aos resultados das vendas

Tíquete médio de venda

  • Objetivo: analisar o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em função dos preços praticados
  • Fórmula: venda bruta / total de peças faturadas
  • Unidade de medida: R$

Receita líquida

  • Objetivo: mostrar o resultado do esforço de vendas após a dedução das devoluções e impostos sobre vendas
  • Fórmula:
    faturamento bruto – devoluções – impostos sobre vendas
  • Unidade de medida: R$

Margem bruta

  • Objetivo: calcular o percentual de vendas em termos monetários que sobra após a empresa arcar com o custo do produto, mercadoria ou serviço vendido
  • Fórmula:
    (receita líquida – custo dos produtos vendidos)/vendas
  • Unidade de medida: %

FINANÇAS

Analisar a condição financeira da empresa

Lucro líquido

  • Objetivo: determinar o lucro do negócio em determinado período
  • Fórmula:
    receita líquida – custos das mercadorias vendidas – gastos variáveis – gastos fixos – impostos
  • Unidade de medida: R$

Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)

  • Objetivo: mostrar a geração operacional de recursos da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização
  • Fórmula:
    lucro líquido + despesas e receitas financeiras + IR e CSLL + depreciação e amortização
  • Unidade de medida: R$

Necessidade de capital de giro (NCG)

  • Objetivo: monitorar o volume de recursos demandados para o funcionamento da empresa
  • Fórmula:
    clientes a receber + estoques – fornecedores a pagar
  • Unidade de medida: R$

Geração de caixa

  • Objetivo: indicar o caixa gerado pela atividade operacional em um determinado período
  • Fórmula:
    Ebitda – variação da NCG
    sendo variação da NCG = variação de clientes a receber + variação de estoques – variação de fornecedores a pagar
  • Unidade de medida: R$

Margem de contribuição

  • Objetivo: representar o ganho obtido com a venda dos produtos que contribuirá para cobrir as despesas fixas da empresa (o cálculo pode ser feito por produto)
  • Fórmula:
    receita líquida – custos e despesas variáveis
  • Unidade de medida: R$

Prazo médio de pagamento

  • Objetivo: revelar o prazo médio para pagamento dos fornecedores
  • Fórmula:
    (saldo de fornecedores a pagar / total de compras no período) x período
  • Unidade de medida: dias

Prazo médio de estoque

  • Objetivo: indica o tempo médio em que a mercadoria permanece em estoque
  • Fórmula:
    (saldo de estoque / custo das mercadorias vendidas no período) x período
  • Unidade de medida: dias

Prazo médio de recebimento

  • Objetivo: identificar o prazo médio em que os clientes pagam à empresa
  • Fórmula:
    (saldo de duplicatas a receber / total de vendas no período) x período
  • Unidade de medida: dias

PESSOAS

Determinar a contribuição e a motivação dos funcionários

Turnover

  • Objetivo: mensurar a rotatividade dos funcionários
  • Fórmula:
    {[(quantidade de admissões no mês + quantidade de demissões no mês) / 2] /quantidade de funcionários no mês anterior} x 100
  • Unidade de medida: %

Alcance de metas

  • Objetivo: avaliar o resultado das ações direcionadas às equipes de trabalho. A mesma fórmula pode ser usada para determinar os resultados das ações de cada equipe da empresa
  • Fórmula:
    quantidade total de metas alcançadas /quantidade total de metas a alcançar x 100
  • Unidade de medida: %

Absenteísmo

  • Objetivo: medir a média de dias de faltas de funcionários ao trabalho
  • Fórmula:
    somatória dos dias em que os funcionários estão ausentes do trabalho / número de funcionários
  • Unidade de medida: dias

PROCESSOS

Demonstrar os números relacionados ao cotidiano do negócio

Reclamações

  • Objetivo: analisar a percepção do cliente sobre os produtos e serviços ofertados
  • Fórmula:
    quantidade de reclamações / pedidos faturados
  • Unidade de medida: %

OTIF (on time in full : no prazo certo e na quantidade correta)

  • Objetivo: medir o desempenho da entrega dos produtos e realização de serviços
  • Fórmula:
    (Soma da quantidade de pedidos atendidos /Soma da quantidade de pedidos previstos) x 100
  • Unidade de medida: %

Produtividade

  • Objetivo: analisar o nível de produtividade do negócio. Essa fórmula pode ser usada para setores comerciais ou de serviços, com a criação de indicadores de produtividade similares
  • Fórmula:
    quantidade de peças produzidas / quantidade de horas investidas
  • Unidade de medida: peça/hora

Custo operacional unitário

  • Objetivo: calcular o valor para se produzir uma peça ou realizar um serviço
  • Fórmula:
    (custo variável + custo fixo) / quantidade produzida
  • Unidade de medida: R$/unidade

Despesas gerais administrativas

  • Objetivo: identificar a porcentagem de gastos com as despesas de apoio para a geração de produto ou execução de um serviço
  • Fórmula:
    despesas administrativas / faturamento líquido
  • Unidade de medida: %

Despesas comerciais

  • Objetivo: mensurar o quanto do faturamento da empresa está sendo gasto com as despesas comerciais
  • Fórmula:
    despesas comercias / faturamento líquido
  • Unidade de medida: %

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