Liderar é estimular o diálogo

O novo líder demonstra interesse pela equipe estimulando o diálogo verdadeiro entre as pessoas

Elencamos sete perguntas que um líder servidor pode fazer aos seus subordinados:

  • Quais são as suas necessidades que nós não conhecemos?
  • O que você mudaria na empresa?
  • Como posso ser um líder melhor?
  • Como nós podemos dar mais assistência a você?
  • Quais são suas metas para os próximos 12 meses?
  • Como tem sido o feedback às suas sugestões e reclamações?
  • Quais obstáculos você encontra para melhorar a sua performance?

Exemplo brasileiro

O empreendedor paulista Flávio Del Puente utilizou o conceito de líder servidor como um modo amplo e profundo de ver a vida e o trabalho. Nas empresas onde aplicou esta ideia de liderança horizontal a antiga forma de comando “de cima para baixo” foi, naturalmente, abandonada.
Em seu lugar nasce uma cultura corporativa mais igualitária. Isso fica bem claro na matéria “Recursos realmente humanos – Os dez mandamentos da Gráfica Muito Mais Barata” onde existe espaço garantido para a liberdade, a autenticidade e o reconhecimento para todos que fazem parte da empresa, dos vendedores ao gerente comercial, da recepcionista à gerente comercial – nesta empresa não existem diretores, pois o princípio é acabar com as diferenças de status entre as pessoas. (Saiba mais na matéria Será o fim da hierarquia?). Nesse ambiente, o clima agradável e amistoso proporciona um considerável comprometimento ao sucesso de todos, absolutamente todos. Tudo isso reflete em um aumento contínuo da lealdade dos funcionários, dos clientes e até mesmo dos fornecedores.

“Somos todos iguais”

Outro exemplo é que Flávio tem a mesa e a cadeira do mesmo tipo das usadas por todos os outros funcionários. Ninguém tem vaga de estacionamento exclusiva e a alimentação é a mesma para todo mundo. “Eu sempre digo aos vendedores que existem pessoas que fazem mais dinheiro na empresa do que outras, mas isso não significa que você deve ostentar essa condição”, afirma o fundador da empresa, que segue: “Os clientes também são tratados sem distinção, desde o pequeno comerciante até as grandes companhias, pois merecem – sem exceção – o melhor atendimento e o melhor serviço.” O insight para servir em vez de ser servido surgiu após uma forte experiência de vida no Rio de Janeiro. Ele esteve em uma favela para um trabalho voluntário, logo depois de se formar pela ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, e descobriu um enorme prazer em ajudar as pessoas. Hoje, sempre que tem oportunidade, ele mesmo atende os clientes diretamente, conversa com cada um dos funcionários e responde aos e-mails e mensagens enviados à empresa.
Por essas e outras, as empresas dirigidas por ele crescem ano a ano, enquanto várias companhias do ramo amargam perdas sucessivas de clientes e de receita.

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