Neuromarketing e o efeito das cores nas vendas

Azul

Parte do cérebro: córtex pré-frontal.
Efeito: em tom escuro relaciona-se com o poder. Mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado à produtividade e ao sucesso.

Vermelho

Partes do cérebro: amígdala e núcleo accumbens (estrutura ligada ao prazer).
Efeito: emoção, dinamismo, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo, pode estimular (caso dos alimentos) ou evitá-los (objetos e lazer).

Amarelo

Parte do cérebro: sistema de recompensa.
Efeito: passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.

Lilás

Parte do cérebro: pólo frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
Efeito: pode remeter ao mistério. Também se relaciona com a calma e sensatez.

Laranja

Parte do cérebro: sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: mudança, expansão e dinamismo.

Verde

Parte do cérebro: córtex pré-frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social.
Efeito: remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a idéia de ponderação e coerência.

Rosa

Parte do cérebro: área tegmentar ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito: um tom claro dá ideia de inocência. O rosa tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Marrom

Parte do cérebro: sistema límbico – estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: é uma cor pesada. Sugere conservadorismo e remete ao receio e ao medo.

Cinza

Partes do cérebro: putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena emoções.
Efeito: é a expressão da neutralidade. Pode representar indecisão e ausência de energia.

Branco

Parte do cérebro: córtex cerebral esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Preto

Parte do cérebro: amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
Efeito: sugere mistério, curiosidade e superioridade, além de nobreza e distinção.

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco

Rolar para cima