O marketing concentrado e eficiente

Como todos sabemos, é impossível atingir – ao mesmo tempo – a excelência em várias atividades diferentes. Mas é possível e necessário que sejamos primorosos na nossa atividade principal

Sendo assim, é lógico que devemos concentrar nossos esforços em uma única especialidade, e sermos excelentes sob todos os pontos de vista.

Concentrarmo-nos no que somos melhores não é só uma questão de eficiência e produtividade: é também importante quanto à imagem que os nossos terão de nós e dos nossos negócios.
Imaginemos a concorrência entre uma loja de aromaterapia e outra que vende de tudo. A primeira já tem uma larga vantagem competitiva, pois demonstra comprometimento com o meio em que atua, com seus fornecedores e com seus clientes. Neste caso, se esta loja investir em bom atendimento, produtos de qualidade e preços justos, existe a grata recompensa de ser lembrada toda vez em que se pensar em aromaterapia.

Foco, foco, foco

Focar é concentrar todas as forças em um único ponto, ao invés de espalhar energias em uma grande região. Com uma lupa, é possível concentrar a luz solar a ponto de queimar uma folha de papel. Sem a lupa, o luz do sol apenas aqueceria a tal página. É a força da concentração.

Outro exemplo: em uma guerra é melhor dispersar seu exército em vários pontos, correndo o risco de ser minoritário, ou concentrar suas forças em um único ponto e ser majoritário?

“Concentre-se no que você é excelente, delegue todo o resto!”

Na vida, em administração ou no marketing, a força da concentração é um princípio universal.

Marketing: Concentração e Apresentação

Inove na apresentação (ela é a embalagem da sua empresa)

A embalagem é um dos itens mais importantes para se atingir o sucesso na venda de qualquer tipo de produto ou serviço.
Se engana quem pensa que a embalagem serve apenas para armazenar e proteger um produto. O conceito de embalagem é muito mais amplo.
A embalagem é a apresentação física de uma empresa, um produto ou um serviço. Significa dizer que a embalagem tem a missão de ajudar a vender uma ideia.
A embalagem de um produto vai influenciar definitivamente a imagem que ele terá no mercado.
A embalagem de uma loja é a sua vitrine, o local onde conquistamos muitos clientes.
A embalagem de um vendedor é o seu vestuário, fundamental para se criar uma imagem positiva perante a sua clientela.
Qualquer que seja o tipo de embalagem (de um produto, de uma loja, de um vendedor) ela deve seguir os seguintes preceitos:

Simplicidade

É a garantia de eficiência! É importante não confundir simplicidade com simploriedade. Simplicidade representa objetividade, simploriedade demonstra amadorismo.

Adequação

Sinônimo de eficácia. Tudo é uma questão de adequar a linguagem, o produto, a apresentação à realidade do mercado. Observe os concorrentes. Qualquer vendedor, lojista ou fabricante que não se adequar ao mercado não permanecera atuando por muito tempo.
A embalagem adequada é aquela que atende às expectativas do cliente.
Descubra tudo o que o seu cliente gosta e aprecia e vá adequando a sua embalagem e todo o seu marketing.
Satisfaça o seu cliente sob todos os pontos de vista, é isso o que importa.

Especificação

É demonstrar minuciosamente as características e os benefícios da compra.
No caso dos produtos, devemos destacar os seus benefícios (o consumidor gosta de saber que fez uma boa compra), especificar o seu conteúdo (peso, volume, matéria-prima), como utilizá-lo (a maneira mais adequada de usar o produto) e o nome do fabricante (com o respectivo serviço de atendimento ao consumidor).
No caso das lojas, toda a sua apresentação física deve se referir ao seu ramo, sem exceções que desviem a atenção e o interesse do consumidor.
No caso dos vendedores, seu vestuário e a sua linguagem devem estar claramente ligados ao seu ramo. Devem demonstrar interesse e o conhecimento necessário para atender seus clientes.

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