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O profissional do futuro

Atitude, vontade de aprender mais e autoconhecimento são as principais características de quem quer conquistar o sucesso na carreira.

Ter curso superior ou falar muitas línguas não é mais a definição de um bom profissional. O mercado de trabalho precisa de pessoas com características comportamentais mais fortes aliadas às antigas exigências. As palavras-chaves do profissional do século XXI são atitude e vontade de aprender mais.

O que distingue os melhores profissionais do mercado é a disponibilidade de aprender e lidar com as transformações. Segundo Sueli Miranda, “A velocidade de mudanças hoje em dia é muito rápida e é preciso ficar sempre conectado com o que acontece na sua área”.

Outra característica marcante, ressaltada pela analista e psicóloga especializada em psicologia do trabalho Lígia Guerra, é o autoconhecimento. Para Lígia, só assim é possível respeitar e lidar com seus limites e de seus colegas de trabalho. Esse também é um dos destaques apontados pelo diretor-geral da Consultoria Case Consulting Ricardo Bevilacqua. E ele dá um recado a quem quer crescer na carreira: “Não se esqueça de que quem controla sua carreira é você, e não o seu chefe. Tome as iniciativas e, para isso, é preciso conhecer seu valor e decidir aonde se quer chegar”.

Solicitamos a grandes especialistas deram dez dicas de como deve ser o perfil de um bom profissional que deseja alcançar o sucesso. Confira!

Maria da Conceição Uvaldo, psicóloga do serviço de educação profissional da universidade de São Paulo:
Capacidade de aprender e lidar com as transformações facilmente;
Manter-se constantemente atualizado;
Facilidade de se relacionar;
Lidar bem com a diversidade de pessoas e situações;
Competência, mostrando o que se é capaz de fazer;
Gostar de desafios;
Manter um bom relacionamento com o grupo de trabalho;
Autopromoção na medida certa, no seu limite, para mostrar seus trabalhos;
Pensar na sua aparência de acordo com cada profissão;
Não esquecer que o lema deve ser “aprender a aprender“.

Ricardo Bevilacqua, diretor-geral da consultoria Case Consulting:
Nível de energia alto para se converter à atividade e ao ritmo de trabalho;
Ser surpreendente, trazendo novidades para quebrar paradigmas;
Capacidade de analisar com clareza qualquer cenário, ter o racional e diminuir o emocional ao tomar uma posição;
Saber se comunicar clara e objetivamente;
Ser criativo, pois sempre existe espaço para melhorias;
Ter uma atitude vencedora para fazer as coisas acontecerem;
Autoconhecimento para compreender o seu valor;
Ser carismático para saber lidar com as pessoas e trabalhar em equipe;
Saber o que está disposto a fazer para chegar ao ponto almejado;
Mostrar seu potencial.

Lígia Guerra – analista e psicóloga especialista em psicologia do trabalho:
Saber lidar com as pessoas;
Desenvolver o autoconhecimento;
Ser diplomático, educado e, principalmente, saber ouvir;
Vontade de fazer acontecer, evitando o amadorismo;
Desenvolver metas a curto, médio e longo prazo. “Quando se sabe o que quer fazer, é mais chegar lá”;
Ter senso crítico;
Ter humildade e, sempre que necessário, buscar ajuda;
Ter bom humor é imprescindível. “Quem tem bom humor é mais carismático e mais lembrado na hora de indicação de uma vaga ou promoção”;
Ser coerente com os próprios valores;
Ter uma boa comunicação.

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