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Você: a alma do negócio

Automotivação

Agora você é o técnico, o gerente de vendas ou acaba de criar a sua consultoria.
Agora o jogo está nas suas mãos.
Não haverá ninguém acima de você para motivá-lo.
Agora é a sua vez de incendiar o time.
A energia terá de começar dentro de você.
Não adianta ficar esperando que alguém apareça para fornecer o gás extra de que você precisa.
Ou cria o pique para fazer o que precisa ser feito, ou as coisas não vão acontecer…
Pior ainda: agora não adianta reclamar de ninguém.
Agora você tem a chance de mostrar tudo o que dizia que faria quando fosse promovido.
Agora não tem papai nem mamãe.
Agora, mais do que nunca, você precisa da primeira qualidade de um empreendedor: a automotivação.
Quem tem motivação própria não espera o despertador tocar para acordar.
Com automotivação, você não vai sentir falta de chefe.
O seu líder é a sua paixão por ver as coisas serem feitas. o seu chefe é o incômodo interior que você mesmo sente ao ver que as coisas estão por ser feitas.
A ordem mais forte que você recebe chama-se agora iniciativa pessoal, é ela que faz com que assuma o controle da situação nos momentos mais difíceis.
Por Roberto Shinyashiki

Planejando um novo negócio
(ou a renovação de um já existente)

Abrir uma empresa é uma tarefa que exige planejamento e informação, principalmente nessa época de mudanças.

1 – Preparando-se para o desafio
Cresce a importância estratégica das pequenas empresas. Veja se você está pronto para ter sucesso no mundo dos negócios.

2 – Identificando as oportunidades
As tendências mundiais de negócios é de suma importância para as pequenas e médias empresas. Conheça as atividades com maior potencial de crescimento.

3 – Desenvolvendo seu produto / serviço
Quais os riscos do novo negócio, e as estratégias para lidar com eles? Como desenvolver um produto / serviço que atenda seus futuros clientes?

4 – Definindo sua empresa com excelência
Como gerenciar com qualidade, determinando os processos de produção e aproveitando o que os concorrentes têm de melhor.

5 – Abrindo a empresa
Microempresa ou sociedade civil limitada? Qual o local ideal para iniciar o novo negócio? Conheça a burocracia que envolve o empreendimento.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Histórias de quem abriu a própria empresa e conseguiu um lugar ao sol.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa idéia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Para Sérgio Diniz, consultor do SEBRAE-SP, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. “Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.”

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver, familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, é essencial.
“O empreendedor precisa aprender sempre, conhecer seu ramo de atividade, dominá-lo”, ressalta Diniz.

Parte desta capacitação, esclarece o consultor, vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo: O empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. Segundo Diniz, esse é um erro comum. É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento. “Ás vezes é mais complicado que muito casamento”, brinca o consultor.

Sérgio Diniz apontou as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:

  1. Iniciativa: A busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;
  2. Perseverança: As dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário: “Não se pode desistir”, insiste Diniz;
  3. Coragem para correr riscos: Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;
  4. Capacidade de planejamento: Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio, monitorar, corrigir e rever. “isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento”, afirma o consultor;
  5. Eficiência e qualidade: As pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados: É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;
  6. Rede de contatos: É importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. “A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Diniz. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio.”
  7. Liderança: “O empreendedor deve ser o líder na sua empresa”, afirma Diniz. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. “Ele deve também ser um gestor de pessoas”, completa o consultor.

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