Início » Pesquisar » O poder da mudança dos paradigmas

O poder da mudança dos paradigmas

Talvez a mais importante noção a ser aprendida com a demonstração da percepção esteja na área de mudança de paradigma, aquilo que poderíamos chamar de experiência do tipo Ahá!! – onde uma pessoa finalmente “vê” o desenho inteiro de um outro modo. Quanto mais alguém se liga à percepção inicial, mais poderosa é a experiência do Ahá!! É como se uma luz interna se acendesse subitamente.

O termo mudança de paradigma foi introduzido por Thomas Kuhn em seu memorável livro “The Structure of Scientifíc Revolutions” (Estrutura das Revoluções Científicas), que influenciou muitos autores. Kuhn mostra como praticamente todas as revoluções no campo da pesquisa científica começaram em rupturas com a tradição, com o modo antigo de pensar e com velhos paradigmas.

Saber mudar é essencial para crescer e garantir o sucesso

Atualmente as organizações estão passando por mudanças de paradigmas, onde técnicas tradicionais de administração não atendem as rápidas mudanças e inovações existentes no mercado.
O mundo dos negócios está mudando, e para sobreviver a empresa precisa romper barreiras
a fim de garantir a permanência do seu negócio num mercado que tende a ser cada vez
mais competitivo. “A forma pela qual as organizações são conduzidas será responsável
pelos seus resultados” (Freitas, 1997).
Percebe-se mudanças estruturais das empresas, tanto em seu modelo organizacional, como
estilo gerencial e no comportamento das pessoas que a constituem, em busca de patamares
elevados de performance.

“Consumidores mais exigentes, novos competidores, redução forçada do ciclo de vida dos
produtos, novo perfil da força de trabalho e muitos outros fatores vieram atormentar a vida já
não tão tranquila dos dinossauros organizacionais” (Wood Jr., 1995).
Há alguns anos atrás poderíamos dizer que as empresas só provocavam mudanças em seus
processos quando passavam por momentos de crise, perdendo dinheiro ou tornando-se
obsoletas. Mas nos dias atuais todas as empresas, inclusive, as líderes no mercado precisam
mudar e melhorar continuamente para manter sua competitividade.

“Os conceitos de qualidade, satisfação do cliente e excelência mudaram muito. E continuam mudando. Hoje, nenhum deles é suficiente. É preciso ultrapassá-los e melhorá-los continuamente” (Mariotti, 1999)

Mas devido a heterogeneidade das empresas brasileiras, as suas reações aos desafios e
obstáculos têm sido diversificadas, algumas procuram se antecipar às mudanças, outras
apenas reagem, e ainda existem as que se fecham completamente a qualquer tipo de
transformação.
Segundo Gouillart (1995) as empresas estão permanentemente enfrentando desafios para se
adaptar a mudanças em seu meio ambiente, mudanças nas atitudes dos clientes e dos
órgãos reguladores e sinais de extinção de seus ramos de atuação.

Por isso, Want (1990) categoriza cinco tipos de mudança:

1) Por opção: quando a organização não está sujeita a nenhuma pressão;

2) Operacional: quando identifica-se a necessidade de suprir deficiências específicas;

3) Direcional: quando uma alteração estratégica se faz necessária;

4) Fundamental: quando a própria missão é alterada, e

5) Total: casos mais críticos, como por exemplo uma falência iminente.

Pode-se dizer que mudança organizacional significa abandonar a maneira antiga de fazer as
coisas, adotando novas práticas que proporcionem resultados melhores. Envolvem
reestruturação do processo de negócio, terceirização, gestão pela qualidade total,
reengenharia, Just-in-time, redução de custos, foco no cliente, envolvimento dos
colaboradores, equipes auto-gerenciadas e estruturas organizacionais inovadoras. “A
sobrevivência das organizações depende da sua capacidade de adaptação”
(Wood Jr., 1995).

Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!

Fale Conosco

Saiba mais em: Matérias & Reportagens

Páginas mais visitadas:

Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco