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Planejando bem o seu negócio: boa ideia x oportunidade de negócio

A falta de planejamento e a má gestão estão entre as principais causas de fracasso de uma empresa

Segundo o consultor Antônio Carlos de Matos, o primeiro passo em falso é a confusão, bastante comum, entre uma oportunidade de negócio e uma boa ideia.
“Uma ideia é: eu quero montar um negócio x porque eu quero, porque eu gosto, porque eu acho que sei tocar aquele negócio, porque eu acho que sei fazer pizza e assim por diante. e a oportunidade de negócio não é isso. a oportunidade é: se tem alguém interessado em comprar aquele serviço ou aquele produto e, se esse alguém, se esse conjunto de pessoas, se esse mercado é potencial para um volume de vendas que valha a pena aquele esforço, valha a pena aquele investimento”, esclarece o consultor.

Como pesquisar?

“As grandes empresas contratam empresas de pesquisa, fazem estatísticas diversas. A pequena empresa tem uma opção maravilhosa que é conhecer outras empresas do ramo. Visitar dezenas, centenas de empresas do ramo, conversar com empresários da mesma área. Querer saber, investigar detalhes do mercado fornecedor, detalhes da clientela, como a clientela reage aquilo, etc”, diz Antônio Carlos.

Cuidado com as despesas ocultas

“Por exemplo: o décimo terceiro salário. Mensalmente, os funcionários têm direito a 1/12 do salário, que, no final do ano, compõe o 13º salário. Portanto, no final do ano, o empresário precisará desembolsar duas folhas de pagamento: a normal e o 13º salário. Muitas empresas não se preparam para isso e, no final do ano, têm que recorrer a bancos, tomar empréstimos, liquidar, para conseguir o dinheiro adicional. Como sair de uma situação dessa? Mensalmente provisionar 1/12 da folha de pagamento. guardar esse dinheiro realmente”, sugere ele.

O empresário conhece o custo do produto?

“Cerca de 86% das pequenas empresas não conhecem o custo de seu principal produto. Isso significa que ele não tem domínio sobre o processo de fabricação, sobre o processo de compra. Ele não tem domínio sobre a formação do preço de venda. Ele não tem domínio sobre o seu lucro. Isto é, quanto custa o seu produto, quanto sobra para ele. Ele não tem domínio sobre a sua margem. Quanto sobra para sua empresa após pagar os fornecedores”, avalia.

Não sobrecarregue a sua empresa

“Muitos empresários imaginam que a empresa deve sustentar a família, e se a empresa só pode gerar uma certa quantidade de lucro, e se esse lucro é menor do que o volume de renda que a família precisa, a empresa não poderá sustentá-la. Muitos empresários não se apercebem disso e sugam mais da empresa do que ela pode dar”, diz o consultor.

Pense nisso:

“Empresário bem-sucedido é aquele que consegue fazer com que a empresa opere no dia-a-dia sem precisar o tempo todo da presença do dono.” (Antonio Carlos de Matos – consultor de empresas)

“Em tudo o que você faz na vida existe risco. por que não arriscar em novos produtos?” (Flora Melkonian, fabricante de produtos naturais)

“Só com o controle financeiro a gente consegue visualizar os problemas e traçar estratégias para a empresa.” (Leda Montanaro, dona de uma loja de presentes)

“É a miopia. Você focaliza o concorrente, mas não analisa o preço dele. Você enxerga o produto, mas não vê se o consumidor está na área do seu negócio.” (Eduardo Faro, consultor de empresas, sobre o erro mais frequente na administração de um negócio)

“Você tem que ser criativo. A concorrência copia, mas se você criar novos produtos, estará sempre na frente. É o que importa”. (Wanda Machado, dona de uma empresa que produz artigos para cozinha)

“É no comércio que estão as maiores taxas de mortalidade: 39% das lojas fecham antes de completar o primeiro ano. Na indústria, o índice cai para 32%, e nos serviços, 30% fecham no primeiro ano. (Sebrae – SP)”.

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